sábado, 2 de junho de 2018

Musas correm em nome da saúde





Um grupo de mulheres em busca de melhorar a qualidade de vida e de superar obstáculos. Assim se formou a equipe de corrida Musas Runners, com o propósito de incentivar e dar apoio incondicional a mulheres que sonham em emagrecer, sair da depressão ou até mesmo praticar atividades físicas sem serem julgadas pela sociedade. O que era para ser apenas um simples grupo de amigas, formado em março do ano passado, se tornou hoje um movimento - como elas chamam. Atualmente, a entidade conta com 125 mulheres, não só de Campinas, como também de outras cidades da região.
Para estimular as integrantes na busca por uma vida mais saudável e por hábitos que permaneçam em suas rotinas, uma das idealizadoras da equipe, a coordenadora de operações Alana Alonso, de 35 anos, explicou que todas as integrantes se comunicam em um grupo criado em uma rede social para propor treinos semanais. “A gente utiliza o WhatsApp para marcar as corridas. Geralmente, a maioria aceita e a gente vai em um número grande. Somos também muitas vezes julgadas por isso, porque muitos homens, infelizmente, não conseguem aceitar um monte mulheres correndo juntas num domingo de manhã, por exemplo”, relatou a coordenadora de operações.
A gestora comercial Lúcia Milk, de 44 anos, explicou que o grupo de mulheres usa dos benefícios da corrida para estimular a autoconfiança e criar um vínculo afetivo entre as participantes. “A nossa intenção é levar um sentimento bom para quem está nesse desafio. A gente preza pela amizade, pelo carinho e por se colocar sempre que possível no lugar da outra. Gostamos de olhar no rosto de cada uma e falar: você é capaz de superar qualquer barreira, não importa qual seja ela”, disse Lúcia.
De acordo com a biologia, quando uma pessoa exercita seu corpo, muitas substâncias são liberadas no organismo sem que o indivíduo tome consciência disso. Entre elas estão a adrenalina e a endorfina, dois hormônios importantíssimos para a saúde e que geram (após a prática do exercício) momentos de prazer, confiança e bem-estar.
Além das caminhadas, o grupo participa também de ações voluntárias por meio do que elas chamam de ‘Musas Solidárias’, em que as participantes dão um jeito de arrecadar roupas, produtos de higiene e limpeza, em prol de ONGs ou pessoas necessitadas.
As participantes contam ainda que criaram uma ação chamada ‘Musa em Foco’, pela qual realizam ensaios fotográficos com o intuito de mostrar a beleza e resgatar a autoestima de mulheres que venceram ou que estão realizando tratamento de doenças, ou que sofreram violência doméstica.
Segundo Alana, as Musas Runners em nenhum momento chegou a receber propostas para ter qualquer tipo de patrocínio. Ela comentou que quase todas as meninas que fazem parte do projeto possuem histórias de superação para contar. “Eu cheguei a pesar 103 quilos e emagreci 30 quilos depois que comecei a participar da equipe de corrida. Hoje, sinto-me uma outra pessoa, mais forte, mais determinada e mais confiante. Esse é o nosso propósito, usar a corrida como um incentivo para melhorar as nossas vidas e de outras mulheres, que são e serão sempre bem-vindas no grupo”, afirmou Alana.
Atualmente, o projeto possui integrantes nas cidades de Campinas, Valinhos, Paulínia, Indaiatuba, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, São Paulo.

fonte rac

Nenhum comentário:

Postar um comentário