Há exatos 48 anos acontecia o primeiro jogo da Copa São Paulo de Futebol Júnior, dando o pontapé inicial à maior e mais tradicional competição de base do país, na época ainda realizada pela Prefeitura de São Paulo e chamada “Taça São Paulo de Juniores”. A história da disputa que revelou tantos craques para o futebol brasileiro começou no dia 24 de janeiro de 1969, com uma rodada dupla.
Naquela ocasião, a intenção era de se realizar um torneio profissional, mas como os atletas das equipes principais estavam de férias, optou-se pela disputa entre os juniores. A primeira edição da competição contou com apenas quatro participantes, todos clubes da capital paulista: Palmeiras, Corinthians, Juventus e Nacional.
Única sede da edição de 1969, o Centro Esportivo Educacional de Vila Nova Manchester foi o palco das primeiras partidas da Copa São Paulo. A competição foi iniciada logo com uma rodada dupla, já valendo pela disputa das semifinais. De um lado, Nacional e Palmeiras se enfrentaram; na outra chave, o duelo foi decidido entre Corinthians e Juventus.
Os dois jogos terminaram com goleadas, e 11 gols foram marcados ao final da fase semifinal. No primeiro confronto da rodada, o Nacional superou o Palmeiras pelo placar de 5 a 1, enquanto o Corinthians venceu o Juventus com 4 a 1 no marcador.
Os vencedores se encontraram em campo na primeira decisão da história da Copinha, no dia seguinte, 25 de janeiro, em uma partida com bem menos gols que os duelos pela fase anterior. Foi com uma vitória simples sobre o Nacional que o Corinthians tornou-se o primeiro campeão da competição, e faturou o primeiro dos nove títulos que ainda viriam pela frente.
FONTE FPF
Nenhum comentário:
Postar um comentário