Neste final de semana, o CCO 7 Palmas, equipe que disputa a elite do voleibol espanhol, entrou em quadra com a ogadora Omy Perdomo e entrou para a história. O feito vem ganhando repercussão mundial pelo fato de que trata-se da primeira atleta transexual a disputar uma partida da competição. E a estreia foi foi co uma vitória de 3 a 0 sobre Voley Playa Madrid.
Omy, 18 anos e 1,87m e atua como central. Até a chegada do grande dia, ela treinava com a equipe juvenil. A estreia efetiva aconteceu no segundo set e fechou o ponto da parcial com um ataque. Em entrevista à imprensa local, a jogadora disse que estava muito nervosa, mas que recebeu apoio e incentivo das companheiras de equipe.
Desde que a justiça espanhola autorizou a mudança nos documentos e passou a reconhecer como mulher, o clube iniciou o processo de regularização e inscrição de Omy na federação espanhola, o que veio a acontecer. No país, também foram adotadas as diretrizes do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
fonte melhor do volei
Nenhum comentário:
Postar um comentário