quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Atletas da Lurdes Salgados completam 55k em meio à natureza





     Três atletas da Equipe Lurdes Salgados, participaram no último sábado, da “NTS Juquitiba”, ultramaratona Nas trilhas das Serras, realizada na cidade de Juquitiba, SP. Valinhos foi representada pelos atletas Fumi Obara Gomes, Antonio Gomes e Marcos Bugallo.
No total participaram 289 atletas que se dividiram nas três modalidades da prova: 5k, 10k e 55k, este último podendo ser solo ou em dupla. No percurso mais longo, participaram 64 corredores. Os atletas da Equipe Lurdes Salgados concluíram os 55k solo.
A NTS Juquitiba é uma corrida de aventura, onde os participantes transitaram por trilhas, através de campos, ruas e caminhos de montanha, terrenos acidentados, seções com água e outros obstáculos naturais de uma corrida de aventura.
Neste tipo de prova, o atleta tem a obrigação de conhecer, defender e respeitar o meio ambiente em que se realiza o evento. O mau trato ou a falta de respeito pode ser motivo de desclassificação podendo chegar à exclusão da competição.
Corridas em trilhas estão conquistando mais adeptos, mas vale salientar que são provas bem diferentes das realizadas em asfalto. Ao se inscrever, o participante precisa estar fisicamente apto para a competição e estar treinado para este tipo de esforço que exige bastante do atleta.
Os três atletas da Equipe Lurdes Salgados fazem um balanço positivo sobre a ultramaratona.
Fumi Obara Gomes, comemora a conclusão de mais uma prova em trilha e esta com sabor especial, pois ganhou o troféu de segunda colocada na sua categoria. “Esta prova foi um desafio, pois nas ultramaratonas traill tem o tempo de corte, mas desta vez consegui chegar 30 minutos antes do corte do primeiro trecho, bem como concluir a prova. O troféu foi uma surpresa, claro que fiquei muito feliz, é um estímulo”, completa.
Antonio Gomes avalia a ultra como prova técnica, com grande grau de dificuldade pois muitos trechos incluem subidas íngremes. “No dia da prova estava muito calor, o que acaba desgastando mais. A compensação vem com as paisagens fantásticas e os riachos onde temos contato direto com a natureza”. 
Ele correu muito tempo no asfalto, mas decidiu mudar para as trilhas. “Correr no asfalto me trazia muitos dores por causa do impacto, o que não acontece no traill. Hoje só faço este tipo de prova, pois além da aventura e desafio, o prejuízo nas articulações é menor”, conclui.
Outro atleta que indica este tipo de prova e diz que vale a pena tentar outros desafios, é Marcos Bugallo. Na opinião dele, este tipo de prova possui grau de dificuldade maior do que asfalto, mas o contato com a natureza é bem gratificante, além da questão para a saúde do atleta “Apesar da montanha trazer desgaste maior no momento da prova, a recuperação é mais rápida, pois as trilhas agridem menos as articulações. Neste tipo de prova não focamos velocidade, mas sim resistência”.
De acordo com Bugallo, a maior dificuldade para esta ultra foi o calor do dia, que num determinado momento atingiu 38 graus. “Acredito que o desgaste maior foi por conta da alta temperatura. Mas nada que impeça de estar feliz por mais uma prova concluída em meio a muita beleza natural”, completa.
Marcos Pereira, presidente da Equipe Lurdes Salgados, parabeniza os atletas. “A Equipe está seguindo vários segmentos dentro da corrida. Ver o sucesso dos atletas é gratificante e nos traz cada vez mais incentivos para trabalharmos em prol da saúde, qualidade de vida e realização das pessoas vencendo desafios”.



  FONTE - CLAUDIA BISSOTO LOMBELLO

Nenhum comentário:

Postar um comentário