segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Brasil disputa primeiro Pan-Americano Juvenil de Handebol de Areia

Competição tem início nesta terça-feira (21) no Paraguai, e classifica para o Mundial da categoria

Da redação, Santo André (SP) - O handebol de areia brasileiro se prepara para um novo desafio. Desde que foi incluído entre as modalidades que irão disputar os Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, em Buenos Aires, na Argentina, o esporte vem trabalhando ainda mais forte no desenvolvimento das categorias de base e, a partir desta terça-feira (21), terá uma amostra das importantes competições que vêm pela frente. As Seleções Masculina e Feminina Juvenis disputam o Pan-Americano da categoria em Assunção, no Paraguai. 

Este será um primeiro passo para estar entre os países presentes nas Olimpíadas da Juventude, já que o campeonato classifica quatro países em cada naipe para o Mundial da categoria, em julho deste ano, nas Ilhas Maurício. De lá, sairão os participantes dos Jogos de 2018. 

Como preparação para o Pan de Assunção, o Brasil realizou um intenso período de treinamento em João Pessoa (PB), com um grupo grande de cada naipe. Depois disso, as comissões técnicas, comandadas por Rossana Marques no feminino, e Antônio Guerra Peixe no masculino, definiram os dez convocados de cada Seleção. 

A treinadora destacou o período muito intenso na preparação das equipes. "Realizamos três treinos diários. Eles foram super disputados. As atletas entenderam a importância de jogar em uma Seleção Brasileira. O nível está subindo a cada dia. Isso é bom. Tivemos grande dificuldade em escolher as dez que irão disputar o Pan", revelou Rossana. 

Ela lembra que por ser a primeira edição do campeonato, para cada equipe será uma surpresa, pois ninguém sabe o que esperar dos adversários e do próprio desempenho em quadra. "Vamos tentar fazer nosso melhor sempre. Não sabemos como vai ficar a cabeça das meninas, pois todas estarão indo pela primeira vez a uma competição internacional e de tamanha importância, mas as outras equipes também passarão por isso. Confiamos em nosso trabalho e vamos disputar o campeonato para nos classificarmos para o Mundial", garantiu. 

Para Rossana, a intensificação do trabalho com as categorias de base, por conta da criação dos campeonatos internacionais, foi um grande passo. "A criação dessas categorias de base só nos deixa orgulhosos de que o handebol de areia está no caminho certo. A renovação está evidente. Somos os melhores do Mundo e, com esta nova geração, seguimos no caminho certo."

O Pan-Americano contará, além do Brasil, com as equipes da Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Porto Rico, Uruguai e Venezuela, no masculino. Os brasileiros iniciam a disputa na terça-feira (21) contra os donos da casa, às 9h50. Mais tarde, às 18h40, enfrentam a Colômbia. 

No feminino, as brasileiras terão como adversárias a Argentina, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela, e começam a competição contra a Colômbia, às 17h. 

Programação do Brasil

Masculino

Terça-feira (21)
9h50 - Brasil x Paraguai
18h40 - Brasil x Colômbia 

Quarta-feira (22)
9h - Brasil x Porto Rico
18h40 - Brasil x Uruguai

Quinta-feira (23)
10h30 - Brasil x Argentina
19h30 - Equador x Brasil

Sexta-feira (24)
9h40 - Brasil x Venezuela
19h30 - Semifinais 

Sábado (25)
9h - Disputa do bronze
10h40 - Disputa do ouro 

Feminino

Terça-feira (21) 
17h - Brasil x Colômbia 

Quarta-feira (22)
17h50 - Uruguai x Brasil

Quinta-feira (23)
8h50 - Venezuela x Brasil
17h50 - Argentina x Brasil

Sexta-feira (24)
8h50 - Paraguai x Brasil
18h40 - Semifinais 

Sábado (25)
9h - Disputa do bronze
9h50 - Disputa do ouro 

Seleção Masculina Juvenil de Handebol de Areia 

Goleiros - Guilherme Mott Teixeira (São Gonçalo Handbeach-RJ) e Thiago Barbosa Ferreira (Guarujá/Arena-SP).

Armadores - Álvaro Bruno Souza de Araújo (Mestre Handebol Clube-RN), Joel Fellipe Rodrigues de Matos Santos (CPH Praia Grande-SP) e Railson de Oliveira Santana (APCEF/Posto Oceania-PB).

Especialistas - Aldrin Oliveira Rodrigues de Andrade (Grêmio CIEF-PB) e Sérgio Lima Marques (Guarujá/Arena-SP). 

Pivôs - Maykom Lima de Araújo (Mestre Handebol Clube-RN) e Luiz Guilherme G. Bastos Silva (Niterói Rugby Futebol Clube-RJ).

Defensor - Allyson Henrique Alves Machado (CPH Praia Grande-SP)

Comissão técnica 
Diretor de Seleções e supervisor: Stanley Mackenzie 
Técnico: Antônio Hermínio Guerra Peixe
Auxiliar técnico: Antônio Djandro Ricardo Nascimento
Preparador físico: Alexandre Gomes de Almeida
Fisioterapeuta: Andreza dos Santos

Seleção Feminina Juvenil de Handebol de Areia

Goleiras - Bruna Viviane Borges Lucena (Handebol Clube Natal Norte/HCNN-RN) e Jullya Adélia Tavares Mendonça (APCEF/Posto Oceania-PB).

Armadoras - Bárbara de Camargo Soares (APCEF/Posto Oceania-PB), Débora Murad Saud (Clube Central-RJ), Eloine Rocha de Sousa (Instituto FEC. Tecnologia do Piauí-PI) e Hanny Vieira Santos (São Gonçalo Handbeach-RJ).

Especialistas - Agatha Perlingeiro Guisão do Nascimento (Clube Central-RJ) e Carolina Pires Militão (APCEF/Posto Oceania-PB).

Pivô - Chafiha Carolina Baracat Chaib Biazotto (Clube Mogiano-SP).

Defensoras - Ana Júlia Flauzino de Souza do Carmo (Clube Central-RJ).

Comissão técnica 
Diretor de Seleções e supervisor: Stanley Mackenzie
Técnica: Rossana Marques
Auxiliar técnica: Verônica Elias Fernandes
Preparador físico: Alexandre Gomes de Almeida
Fisioterapeuta: Andreza dos Santos




   FONTE CBHB

Nenhum comentário:

Postar um comentário